19 de abr. de 2009

Projeto de Formação Alfabetização: Teoria e Prática

Em vários momentos, aqui neste blog, fazemos referência ao projeto em questão sem explicarmos exatamente do que se trata. Pois bem, O Projeto Alfabetização: Teoria e Prática é um projeto de formação de professores alfabetizadores que a Secretaria de Educação do nosso Estado - SEDU/ES - em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo vem oferecendo aos professores desde outubro de 2008. Sob a coordenação das professoras doutoras Cláudia Maria Mendes Contijo e Cleonara Maria Schuartz o projeto tem como público alvo professores/as dos sistemas estaduais e municipais de ensino que atuam nas turmas 1º ano e 1ª e 2ª séries da Educação Básica.

A temática sobre o desenvolvimento da escrita nas crianças e suas implicações para a prática pedagógica nos levou a tecer reflexões e realizar inúmeras atividades. No momento estamos fechando uma sugestão do projeto que é a proposta de uma sequência didádica para quatro aulas onde trabalhamos os sistemas de escrita. Os detalhes estão na postagem anterior.


Algumas imagens que ilustram o trabalho sobre sistemas de escrita.










Um comentário:

Ricardo disse...

sò não concordo que a alfabetização seja realizada em cima de textos bíblicos somente. Já no início do processo de alfabetização o aluno precisa entender as intenções que os diversos tipo textuais promovem para atingirem seus objetivos em um determinado tipo de leitor. Sugiro que vocês trabalhem também reportagens, letras de músicas, textos sobre a história da religião, etc e outras tipologias textuais referente a igreja de vocês. Para enrriquecer o trabalho, recomendo a leitura de Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Abraços e muito sucesso no grande desafio que vocês irão enfrentar.