16 de out. de 2009

Dia 15 de Outubro dia do Professor - Todos os dias



O pensamento do professor Henrique de Souza, publicado aqui na última postagem Pensamentos de domingo, é analisado pelo professor Dirceu Moreira* da seguinte forma:

"Eis aí a síntese de tudo aquilo que um educador de verdade deve trazer na consciência. Nada do que ele plantar dentro desses princípios será perdido. Essas sementes adubarão o fértil solo da mente e corações de nossas crianças e jovens. A educação semeia hoje o que vamos colher em três etapas, de imediato, a médio e a longo prazo. A paciência e a perseverança serão os elos que unirão para sempre os frutos de sua semeadura. (...) Apesar de tudo o que vem acontecendo, não devemos perder a esperança, porque às vezes é preciso semear hoje para uma colheita no amanhã, mesmo que nesse amanhã não estejamos mais aqui. Professores/educadores digno de tão nobre título, saibam que todos os dias em suas salas de aula vocês semeiam o conhecimento para que amanhã ele seja colhido em forma de saber, por seus alunos que levarão em seus corações para o resto da vida. Neste dia 15 de Outubro encontrem motivos de sobra para celebrar essa profissão-arte, não se ocupem com as críticas porque elas partem daqueles que têm medo do seu brilho, porque vocês incomodam. (...)

(*) O Prof. Dirceu Moreira é autor de vários livros e 2º lugar no prêmio educador do ano 2006.

Escolhemos as palavras do professor Dirceu para a blogagem coletiva proposta pelo Valdeir do blog Ponderantes, principalmente depois de passar pelos blogs que já fizeram seus posts e encontrar marcas das sementes plantadas. A mensagem sintetiza parte do trabalho que todo educador realiza ao longo dessa jornada como profissionais da Educação. Pra ler o artigo na íntegra clique aqui.

9 comentários:

Valdeir Almeida disse...

Olá, professoras,

Já inserir o link desta postagem lá no Ponderantes.

Ser professor é isso: plantar sementes.

Obrigado por contribuir com esta coletiva.

Abraços.

http://sabidinhosdaioio.blogspot.com disse...

Fizeram-me tão feliz com a visita, mas, que pena, Nunca mais voltarm. Ofereci um selinho pra vcs, mas não se iludem : o objetivo aqui não é nehuma "retribuição", pois o carinho qeu sinto por vcs é sincero. (Sabe qdo a pessoa está iniciando um trabalho novo e inesperadamente recebem um incentivo? Foi isso que vcs fizeram para mim e por esta razão sou-lhes grata. Quero mesmo é revê-las. Beijos mil.

Fernanda Tardin disse...

Olá, Lenira, Deolinda, Claudiane, Vanda!
Que bom receber a visita de vocês. Muito obrigada pelas palavras carinhosas.
Me tornei seguidora do Alfabetização em Foco, pois fiquei encantada quando o descobri, adorei.
Parabéns pelo trabalho!
Espero nos encontrarmos várias outras vezes.
Bjs...

Amara Pedrosa disse...

Olá pessoal,

Parabéns por serem professoras e por plantarem belas sementes.

Como sempre nos encantam com seus textos.

Joyce Pianchão disse...

Olá, amigas! Estou aqui para agradecer a visita e dizer que fiquei feliz em saber que gostaram da postagem sobre o nosso dia. Também li a de vocês e gostei muito porque também acredito na sementinha que estamos plantando e que muitas germinarão. Temos que acreditar, não é mesmo? Abraço, joyce

Rackel F. F. Tambara disse...

Oi gurias,
Sou uma capixaba perdida no Rio Grande do Sul há 22 anos. Adorei o trabalho de vocês. Fui bancária durante 30 anos, mas fui professora de ensino médio também, por gostar de ensinar. Vou aprender aqui com vocês, pretendo seguir o blog. Iniciei na "blogagem" há pouco tempo, sou semi-analfabeta digital, reconheço, mas tento passar o meu entendimento de mundo por este meio. Obrigada por publicar minha frase no blog. Ah, o link é verboesubstantivo.blogspot.com, tá. bjs.

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Para ser um bom professor é preciso ter sempre os sonhos escritos nas estrelas.
Bonita homenagem

Uma linda semana para vocês

Drika disse...

Adorei conhecer o espaço de vocês! Muito legal a ideia de um blog coletivo, alimentando a discussão desse tema tão desafiante que é o da leitura e da escrita. Adorei saber que conheceram também o meu blog e espero que possamos ir trocando virtualmente! Abraço!

Unknown disse...

Olá Educadora Lenira, Felicidades para toda sua casa!

Estamos aqui para convidar você a conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo é unir e divulgar blog de educadores.

DIVULGUE SEU BLOG no EDUCADORES MULTIPLICADORES e fique em evidência. Compartilhe saberes!

A parceria é exclusiva para blogs de Educadores/Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.

Faça parte da família dos Multiplicadores! Seu blog ficará mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal. Amplie seu público!

Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

IRIVAN