2º e 3º momentos da sequência.
4) – Dialogando com outros textos
Observe estas capas e leia o título de cada uma.
5 - Do texto às unidades menores da língua:
Compreendendo a escrita.
- Procure nos títulos dos livros e copie:
• a) A palavra que começa com gu; ____________________________
• b) Dois nomes de animais; ______________________ _______________________
• c) Responda:
•Que semelhanças há entre a capa do gibi “Menino Caranguejo” e os cartazes estudados anteriormente?
_________________________________________________________________________
• d) Leia e cante esta cantiga. Depois pinte a palavra que tem gu toda vez que ela aparecer.
CARANGUEJO NÃO É PEIXE,
CARANGUEJO PEIXE É,
CARANGUEJO SÓ É PEIXE,
NA ENCHENTE DA MARÉ.
PALMA, PALMA, PALMA,
PÉ, PÉ, PÉ,
RODA, RODA, RODA,
CARANGUEJO PEIXE É.
• e) Agora recorte de jornais e revistas palavras que tem gu e cole no espaço abaixo de acordo com o som.
GUARDA enxaguo foguete guloso Guilherme
(as palavras podem ser apresentadas em uma tabela)
• e) Leia em voz alta as palavras que você colou no quadro. Fale para os colegas, o que muda quando o som gu aparece em diferentes situações.
• f) Você irá escrever a nova palavra e comentar as mudanças que ocorreram na pronúncia.
• Um lago pequeno é um _________________________________ .
• Uma formiga pequena é uma ________________________.
• g) Pinte as sílabas que formam os nomes dos desenhos. (organizar as sílabas em tabela)
JO GE CA GUE RAN TE GE FO GUERA GI TAR GUI6) Complete a cruzadinha:A gente já viu que a Dengue é uma doença muito séria transmitida por mosquitos. As larvas do mosquito da dengue se desenvolvem em água limpa e parada, portanto, devemos evitar guardar algumas coisas para que não virem criadouro de mosquitos. Abaixo, estão os principais locais onde os mosquitos costumam depositar suas larvas. Descubra quais são eles.7) Produção Coletiva- Vamos construir um livrinho coletivo da letra G? No livro vocês deverão registrar todas as descobertas sobre o som da letra g, com a ajuda da professora. Palavras e figuras que tenham os sons do g deverão ser recortadas de jornais e revistas e coladas nas páginas.
Referências:
Gontijo, Cláudia M. Mendes. e Schwartz, Cleonara Maria. 2009. Alfabetização teoria e Prática, Vitória – ES, p 62. Sol Gráfica e Editora.
4 comentários:
Q bom q gostou do meu post hihihi
Adorei as sequencias didáticas e sejam sempre bem vindas ao meu cantinho
Olá! Acessei seu blog por acaso e vi que você se esforça pra manter o site super atualizado, né?
Seguinte, estou divulgando um festival de cinema - o Festival do Minuteen - com filmes de um minuto feitos pela galera de até 14 anos.
Estou entrando em contato com você pra ver se tem interesse em divulgar aos seus alunos e em postar no seu blog divulgando aos professores sobre o concurso para que seus alunos participem.
O site do festival é http://www.tilibra.com.br/minuteen.
Estou à disposição para contato e para envio de texto, imagem e o vídeo do Festival.
Abraço
Gostei muito das atividades e vou desenvolvê-las com os meus alunos. Obrigada pelas dicas. Abraços carinhosos para todas vocês.
Adorei as sequências didáticas. São super!Gostava de tb avisar vocês que o blog Turma 4D que seguiam está encerrado. Gostava de convidar vc a conhecer meu novo blog da minha turminha de 5 e 6 anos. Sejam bem vindas ao meu cantinho
Abraços
Teresa
Postar um comentário