31 de jan de 2009

Ano letivo 2009!


Férias chegando ao fim, professores e alunos se preparando para começar de novo! Mesmo pra quem continua na mesma escola é muita expectativa. Quem parte para novas realidades ou vai encarar uma sala de aula pela primeira vez, ufa! nem se fale.

A recepção é muito importante, tanto para professores quanto para alunos. E quando se trata da educação infantil ou das classes de alfabetização a preocupação com a forma como vamos receber os pequenos aumenta ainda mais.

É o início de uma longa viagem, com um percurso cheio de surpresas, que requer muito "gás" de ambas as partes. Algumas certezas e... infinitas incertezas. Na bagagem muita esperança, muita determinação, sabedoria e, o principal, muito amor.

Preparados para a aventura!!!


Presentes legais!!!

Quem nos presenteou com estes dois selinhos pra lá de legais foi o professor Pedro Rangel do Blog do Prof Pedro. Aproveitem a oportunidade para visitar o cantinho dele. O bom da blogosfera é a diversidade e o melhor é descobrir espaços de qualidade como o do Pedro. Obrigado pelo carinho. Oferecemos a todos os que nos visitam.


29 de jan de 2009

Leitura e Escrita de Nomes Próprios

Sugestões Didáticas

Ainda com o foco no trabalho com o nome próprio, aproveitamos para postar mais sugestões de atividades que poderá possibilitar situações da aprendizagem da língua escrita.

O nome próprio é um modelo estável de escrita. O trabalho com nomes informa as crianças sobre as letras, a quantidade, a posição e a ordem delas; permite o contato com diferentes sílabas e diferentes tamanhos de palavras, além de favorecer a aquisição da base alfabética.

Objetivos

• Registrar e reconhecer o próprio nome e dos/as colegas.
• Reconhecer o uso funcional do texto.

Desafios colocados aos alfabetizandos

• Tentar ler antes de saber ler convencionalmente.
• Estabelecer correspondência entre partes do oral e partes do escrito, ajustando o que sabem de cor à escrita convencional.
• Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde.

Sugestões de Atividades

Análise e reflexão sobre a língua - os alunos poderão - analisar as letras iniciais das palavras tendo como apoio as inicias do próprio nome; consultar fichas com o nome deles para reconhecer quais são as letras do próprio nome e marcá-las no alfabeto; Se necessário, o professor escreve na lousa a lista dos nomes incluindo o seu próprio nome; montar nomes com o alfabeto móvel;

Leitura com o professor - leitura do texto "Todas as coisas tem nome"; leitura de texto com informações sobre como fazer um crachá; leitura e cantiga de canções de ninar e parlendas;

Escrita do aluno - registro do nome segundo os conhecimentos que já possuem da escrita do nome próprio; completar letras do alfabeto e marcar as letras do seu nome;cruzadinha dos nomes; caça palavras; escrever o nome em um contexto de comunicação real (o crachá).


26 de jan de 2009

Fazendo Arte

Lenira, Claudiane e Deolinda, aqui do Alfabetização em Foco, estão participando do curso de capacitação "Alfabetização: Teoria e Prática", oferecido pela Sedu/ES e ministrado pelo Nepales/Ufes. Um caderno brochura personalizado faz parte do contrato firmado entre o grupo. Este aí é o da Lenira, ela usou espuma, tecido estampandinho e bordados em ponto cruz. Achamos que ficou legal e partilhamos a ideia. Em outra postagem mostraremos a criatividade de Claudiane e Deolinda.

As letras estavam em almofadas que enfeitaram o quarto das minhas moças.
Eram duas almofadas com os nomes delas.
São as letras dos nomes: Mariane e Rayane.
Ah! Eu achei muito lindo!

21 de jan de 2009

Pesquisa é tudo!

Planejando

Pra quem já está planejando para a volta às aulas, vale uma pesquisa pelos blogs educativos.

Aqui mesmo, no nosso blog, tem links para vários outros blogs educativos que irão ajudar muito pra quem atua com turmas de alfabetização ou em outras áreas. Não encontrou o que procurava por aqui? Busque nos links. Certamente encontrarão além do que procuram.

São sugestões de atividades, artigos técnicos na área pedagógica em geral, sugestões em todos os níveis.

Nos álbuns do Picasa encontram-se atividades prontas para imprimir, livros de literatura infantil, livros didáticos e paradidáticos, revistas, o que ajuda muito.

Com a curiosidade peculiar de todo educador e a vontade de pesquisar, há que se enriquecer muito a prática diária da sala de aula. Muitos blogs já utilizam bem esta ferramenta.

Vamos citar alguns álbuns que visitamos. A lista é imensa, citaremos apenas alguns, lembrando que nos próprios álbuns tem links para outros. O picasa da professora Glauce, da Priscilla, livros infantis, Atividades escolares, são alguns dos álbuns que sugerimos.

No blog da Maryana, o Maryana's blog, encontra-se uma lista de álbuns que ajuda bastante no direcionamento da pesquisa.



20 de jan de 2009

Mais dois lindos selinhos!






Recebemos estes mimos das competentes blogueiras Priscila e Priscilla, legal não?
São dois blogs de alto nível, com postagens que nos ajudam muito no nosso dia a dia.
Vale muito a pena conferir. Duas profas que amam a educação.

O da Priscila é o Alfabetização e Cia.

O da Priscilla é o PRISCILLA AMA ALFABETIZAR.

Obrigado amigas...

Nossos indicados para os mimos são:

http://meyreday.blogspot.com, da competente Maryana.

http://carinharte.blogspot.com, da show de bola Josy Elis.

http://claudinhaecintiaartes.blogspot.com, da maravilhosa Cíntia Maciel.

http://encantoinfantil.blogspot.com, da fabulosa Carlinha Reis.

Visitem muito estes cantinhos pra lá de especiais.


Museu do Computador

Atendendo a um pedido da amiga Denise do blog Laboratório de Informática


O Museu do Computador precisa de ajuda!

O Museu já tem um novo galpão, mas ainda falta muito, precisam de doações de materiais de construção, equipamentos novos e antigos para o acervo, patrocinadores entre outras coisas.

Ajude e divulgue!

Para obter informações sobre como doar acesse o Blog do Curador do Museu, José Carlos, e também o site do Museu do Computador.
Você pode ajudar divulgando essa chamada, basta copiar este post em seu blog ou site, colabore!


Momento Histórico!

Esperança!



19 de jan de 2009

Sugestões para o trabalho com o Nome dos alunos.

Análise do Sistema de escrita e
do cárater comunicativo da escrita


Ao planejar atividades com o nome próprio deve-se fazê-lo a partir de uma abordagem que favoreça não só a análise do sistema de escrita, mas também a compreensão do cárater comunicativo da escrita.

Deve-se ainda ter em mente que o processo de alfabetização é complexo e depende de inúmeras varáveis e que, para que que o aluno aprenda a ler e escrever é preciso ter contato intenso com o universo da escrita.

O próprio nome constitui a peça-chave para entender a maneira pela qual funciona o sistema de escrita.

Nas atividades de sondagem o professor alfabetizador terá pistas para identificar as hipóteses linguísticas de seus alunos (do pré-silábico ao silábico alfabético) também chamados de níveis evolutivos, para avaliar as características da classe e, partindo dessa análise levantar os objetivos para o planejamento de seu trabalho pedagógico.


O planejamento das atividades poderá contemplar uma abordagem que favoreça os alunos a aprender por exemplo, a:

• diferenciar escrita de desenho;

• diferenciar letras de outros sinais gráficos;

• reconhecer o desenho das letras do alfabeto;

• nomear as letras do alfabeto;

• saber que o alfabeto é formado de vogais e consoantes;

• conhecer as letras do próprio nome;

• conhecer a quantidade de letras que compõem o próprio nome;

• reconhecer que as letras podem ser reunidas e combinadas em sílabas e começar a utilizar essa informação para refletir sobre o sistema de escrita;

• reconhecer que a quantidade de letras pode alterar o nome escrito;

• reconhecer que a ordem das letras pode alterar o nome escrito;

• reconhecer que algumas letras ("a" e "o"), por exemplo, servem para indicar o gênero ao qual o nome pode pertencer (masculino e feminino);

• saber que os nomes próprios compõem uma classe de palavras;

• saber que se usa letra maiúscula para se distinguir os nomes próprios de outras palavras.

Isso quer dizer que é trabalho para o ano inteiro. As atividades geralmente começam com uma escrita espontânea do nome próprio, "do jeito do aluno" e se amplia para o nome das coisas, o nome dos pais, o nome da rua, o nome do bairro, o nome da escola, do professor e dos colegas da turma... nesse caso a ordem como o conteúdo será trabalhado dependerá do planejamento de cada professor.


(Este é um apanhado de vários artigos sobre o trabalho com o nome próprio.)

16 de jan de 2009

Ufa!!! Postamos!!!

Primeira postagem de 2009!
Antes de entrar no assunto da postagem queremos pedir desculpas aos leitores deste blog pelo longo tempo sem novidades por aqui. É que estavamos envolvidas com alguns trabalhos pendentes, agora já concluídos, portanto nos aguardem daqui para a frente. Por isso mesmo o título do post, copiado da Suely Aymone, do Ufa! Bloguei!.

Para começar de maneira bem positiva, nossa primeira postagem será sobre os prêmios recebidos nesse período de ausência.

Começamos agradecendo muito aos queridos amigos que presentearam este blog com o prêmio Dardos. São eles:

Priscilla, do blog PRISCILLA AMA ALFABETIZAR

Vanessa Nogueira, do Ciberespaço na escola.

Denise, do Laboratório de Informática.

Tânia, do Pescar idéias

José Antonio, do Germinal - Educação e
trabalho
.

Fernando, do Bloguetando.

Agradecemos muito aos queridos amigos. Receber prêmios significa ser lembrado com carinho. Então vamos para a parte mais difícil do prêmio que é escolher outros quinze blogs. Difícil porque todos são merecedores. Mas, aí vai os nossos escolhidos:

Alfabetização significativa, da professora Rose.

Minha Paixão Alfabetização, da professora Glauce.

Criatividade em sala de aula!!! da professora Vanessa.

Pedagogia do Afeto, da professora Bruna Vaz.

Cantinho Alternativo, da professora Greice Amorim.

BORBOLETRAS CRIATIVAS, da professora Adriana.

LER E ESCREVER É SÓ COMEÇAR, da professora Aparecida.

Tia Lu, da professora Lucimar.

Ensinamor, da professora Katinha.

COPIADO NADA CRIADO, da professora Alexandra.

Cirandinha, da professora
Adriana.

Amar e Educar para o Futuro, da professora Silvana.

Conhecer Ensinar e Aprender, da professora Luciana Bernardo.

Alfabetização e Cia, da professora Priscilla.

Blog da Marita, da professora Marita Gastin.

Vale muito a pena visitar estes blogs. Muito a aprender.