29 de jan. de 2009

Leitura e Escrita de Nomes Próprios

Sugestões Didáticas

Ainda com o foco no trabalho com o nome próprio, aproveitamos para postar mais sugestões de atividades que poderá possibilitar situações da aprendizagem da língua escrita.

O nome próprio é um modelo estável de escrita. O trabalho com nomes informa as crianças sobre as letras, a quantidade, a posição e a ordem delas; permite o contato com diferentes sílabas e diferentes tamanhos de palavras, além de favorecer a aquisição da base alfabética.

Objetivos

• Registrar e reconhecer o próprio nome e dos/as colegas.
• Reconhecer o uso funcional do texto.

Desafios colocados aos alfabetizandos

• Tentar ler antes de saber ler convencionalmente.
• Estabelecer correspondência entre partes do oral e partes do escrito, ajustando o que sabem de cor à escrita convencional.
• Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde.

Sugestões de Atividades

Análise e reflexão sobre a língua - os alunos poderão - analisar as letras iniciais das palavras tendo como apoio as inicias do próprio nome; consultar fichas com o nome deles para reconhecer quais são as letras do próprio nome e marcá-las no alfabeto; Se necessário, o professor escreve na lousa a lista dos nomes incluindo o seu próprio nome; montar nomes com o alfabeto móvel;

Leitura com o professor - leitura do texto "Todas as coisas tem nome"; leitura de texto com informações sobre como fazer um crachá; leitura e cantiga de canções de ninar e parlendas;

Escrita do aluno - registro do nome segundo os conhecimentos que já possuem da escrita do nome próprio; completar letras do alfabeto e marcar as letras do seu nome;cruzadinha dos nomes; caça palavras; escrever o nome em um contexto de comunicação real (o crachá).


3 comentários:

Leonor Cordeiro disse...

Quando eu estava com uns 2 ou 3 aninhos, aprendi a escrever o "L" de Leonor com um pingente que a minha mãe me deu de presente.
Adorava pegar o lápis e circular a jóia para desenhar a letra...

Mil beijinhos!!!

Prof. Pedro Rangel disse...

Há um selo para vc no meu Blog!
Abraços.

Rosi Sales disse...

Uma sugestão exelente para trabalharmos em sala, vou fazer com meus alunos. Parabéns!!!Ah, dá uma passada em meu blog estou te esperando.Bjs...