8 de mar de 2009

Pensando nos sistemas de escrita


Da profª Cláudia Gontijo:
A alfabetização é uma prática sociocultural em que se desenvolve a formação da consciência crítica, as capacidades de produção de textos orais e escritos, a leitura e os conhecimentos sobre o sistema de escrita da língua portuguesa, incluindo as relações sons e letras e sons. (Gontijo, 2008)

E são essas dimensões da alfabetização que pautam a nossa formação no Projeto Alfabetização: Teoria e Prática .

Para enfatizar o conhecimento dos sitemas de escritas e consequentemente a história da escrita que por sua vez envolve a história dos alfabetos, fomos orientados a fazer ou refazer a leitura do livro de Lia Zatz Aventura da Escrita: História do desenho que virou letra. Leitura realizada num momento muito propício, diga-se de passagem.

Pretendemos trabalhar com nossos alunos esses conhecimentos.
Em nossas reflexôes no grupo de estudo percebemos que, muitas vezes, iniciamos nosso trabalho de inserir o aluno no mundo da escrita sem termos conhecimentos mais profundos sobre os sistemas de escrita. A leitura do livro da Lia Zatz nos abriu um leque de possibilidades para planejarmos o nosso trabalho na sala de aula.
Estamos abertos a sugestões sobre o tema.


9 comentários:

PROF. LENILDA disse...

Adorei a postagem! Vou procurar o livro mencionado e realizar a leitura. Beijos!!

Olímpia Bezerra disse...

Olá meninas! É um prazer postar aqui. O assunto alfabetização muito me interessa, pois também sou uma apaixonada por essa arte. Muito importante a partilha dessa postagem para o enriquecimento das nossas ações!
Coloquei o link do blog de vocês no meu "Educação com Arte". Quando for possível, deem uma passadinha lá, vou adorar!
Beijo a todas!

Equipe da educação infantil disse...

Olá!!
Amei o blog de vocês!!
Fiquei curiosa a partir do tema Alfabetização, pois sou professora apaixonada por afabetização...
Já ouvir muito falar em Baixo Guandú, pois a 4 anos ouço falar desta cidade e já me sinto de casa, voces conhecem a professora Rosane de Fátima Pittelkow schimidt, ela trabalha comigo na SEMEC e muito tenho aprendido com ela.Depois de conhecer o seu blog sei que todos dai são muito criativos.
Parabéns!!
Elzilene.

Anônimo disse...

Prezadas colegas professoras: faço buscas constantes de páginas educacionais recomendáveis aos meus leitores. Gostei do retorno...; voltarei outras vezes para conferir a pertinência das orientações e o oportuno exemplo da manutenção de páginas auxiliares ao trabalho desenvolvido em sala de aula.
Um abraço,
Doralice Araújo, professora de Redação, em Curitiba

www.gazetadopovo.com.br/blog/namira

Suely disse...

Oi, gurias!

Que carinhoso o comentário de vocês lá no Ufa!

Vou aproveitar para fazer uma consulta...

Faz uma semana que troquei de escola e de modalidade de ensino. Antes, trabalhava com EJA - ensino médio; agora, fui para o Curso Normal em nível médio... Adorei essa mudança, mas como todo o novo... dá um friozinho (gostoso! de desafio!) na barriga...
Como estou trabalhando língua portuguesa com as meninas e meninos que serão alfabetizadores(as)... pergunto para vocês que têm experiência (linda!): o que é mais importante trabalhar com @s alun@s nessa disciplina... como posso ajudá-l@s a ser melhores alfabetizadores (as) e professores (as) dos anos iniciais???

Minha dúvida é em relação à gramática: é necessário fazer um ensino classificatório das classes gramaticais ou de fonologia, por exemplo? Isso é pré-requisito para a formação d@ alfabetizador (a)?

Abraços!

Olímpia Bezerra disse...

Oi amiga! Vim desejar-lhe um feliz dia da amiga virtual!
Beijinhos no coração!♥

Ritiiiiinha disse...

olá!
este blog é D+!
Pegue o selinho no meu baú, está postado no dia 1-3-09, para ser + fácil nas "chaves do baú" seleccione "Prémio".
Beijinhos

Patrícia disse...

Olá, tem um selinho do Prêmio Dardos pra você no meu blog!

Olímpia Bezerra disse...

Olá meninas! Vim oferecer os meus selinhos de Páscoa e os de 5 mil acessos. Participem dessa festa também!
Feliz Páscoa!
Beijinhos!
Olímpia