Da profª Cláudia Gontijo:
A alfabetização é uma prática sociocultural em que se desenvolve a formação da consciência crítica, as capacidades de produção de textos orais e escritos, a leitura e os conhecimentos sobre o sistema de escrita da língua portuguesa, incluindo as relações sons e letras e sons. (Gontijo, 2008)
E são essas dimensões da alfabetização que pautam a nossa formação no Projeto Alfabetização: Teoria e Prática .
Para enfatizar o conhecimento dos sitemas de escritas e consequentemente a história da escrita que por sua vez envolve a história dos alfabetos, fomos orientados a fazer ou refazer a leitura do livro de Lia Zatz Aventura da Escrita: História do desenho que virou letra. Leitura realizada num momento muito propício, diga-se de passagem.
Pretendemos trabalhar com nossos alunos esses conhecimentos.
Em nossas reflexôes no grupo de estudo percebemos que, muitas vezes, iniciamos nosso trabalho de inserir o aluno no mundo da escrita sem termos conhecimentos mais profundos sobre os sistemas de escrita. A leitura do livro da Lia Zatz nos abriu um leque de possibilidades para planejarmos o nosso trabalho na sala de aula.
Estamos abertos a sugestões sobre o tema.
"SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE, QUE ME INQUIETA, QUE ME INSERE NA BUSCA, NÃO APRENDO NEM ENSINO." (Paulo Freire)
8 de mar. de 2009
Pensando nos sistemas de escrita
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 comentários:
Adorei a postagem! Vou procurar o livro mencionado e realizar a leitura. Beijos!!
Olá meninas! É um prazer postar aqui. O assunto alfabetização muito me interessa, pois também sou uma apaixonada por essa arte. Muito importante a partilha dessa postagem para o enriquecimento das nossas ações!
Coloquei o link do blog de vocês no meu "Educação com Arte". Quando for possível, deem uma passadinha lá, vou adorar!
Beijo a todas!
Olá!!
Amei o blog de vocês!!
Fiquei curiosa a partir do tema Alfabetização, pois sou professora apaixonada por afabetização...
Já ouvir muito falar em Baixo Guandú, pois a 4 anos ouço falar desta cidade e já me sinto de casa, voces conhecem a professora Rosane de Fátima Pittelkow schimidt, ela trabalha comigo na SEMEC e muito tenho aprendido com ela.Depois de conhecer o seu blog sei que todos dai são muito criativos.
Parabéns!!
Elzilene.
Prezadas colegas professoras: faço buscas constantes de páginas educacionais recomendáveis aos meus leitores. Gostei do retorno...; voltarei outras vezes para conferir a pertinência das orientações e o oportuno exemplo da manutenção de páginas auxiliares ao trabalho desenvolvido em sala de aula.
Um abraço,
Doralice Araújo, professora de Redação, em Curitiba
www.gazetadopovo.com.br/blog/namira
Oi, gurias!
Que carinhoso o comentário de vocês lá no Ufa!
Vou aproveitar para fazer uma consulta...
Faz uma semana que troquei de escola e de modalidade de ensino. Antes, trabalhava com EJA - ensino médio; agora, fui para o Curso Normal em nível médio... Adorei essa mudança, mas como todo o novo... dá um friozinho (gostoso! de desafio!) na barriga...
Como estou trabalhando língua portuguesa com as meninas e meninos que serão alfabetizadores(as)... pergunto para vocês que têm experiência (linda!): o que é mais importante trabalhar com @s alun@s nessa disciplina... como posso ajudá-l@s a ser melhores alfabetizadores (as) e professores (as) dos anos iniciais???
Minha dúvida é em relação à gramática: é necessário fazer um ensino classificatório das classes gramaticais ou de fonologia, por exemplo? Isso é pré-requisito para a formação d@ alfabetizador (a)?
Abraços!
Oi amiga! Vim desejar-lhe um feliz dia da amiga virtual!
Beijinhos no coração!♥
olá!
este blog é D+!
Pegue o selinho no meu baú, está postado no dia 1-3-09, para ser + fácil nas "chaves do baú" seleccione "Prémio".
Beijinhos
Olá, tem um selinho do Prêmio Dardos pra você no meu blog!
Olá meninas! Vim oferecer os meus selinhos de Páscoa e os de 5 mil acessos. Participem dessa festa também!
Feliz Páscoa!
Beijinhos!
Olímpia
Postar um comentário