Um dos referenciais teóricos que está nos ajudando: Produção de texto: escrever de verdade, reportagem da Revista Nova Escola, na edição de jan/fev de 2009, também disponível aqui (primeira de uma série de matérias publicadas ao longo do ano).
Interessante, e urgente, abordagem sobre a função social da leitura e da escrita.
Produzir textos é um processo que envolve diferentes etapas: planejar, escrever, revisar e re-escrever. Esses comportamentos escritores são os conteúdos fundamentais da produção escrita.
Quer dizer, para que esses comportamentos escritores se efetivem, temos que exercitar a escrita de verdade e não apenas aquela para cumprir uma tarefa escolar.
Temos, também, que desenvolver os comportamentos leitores: ler os textos que circulam socialmente, ler o que escrevemos, para qualificar.
Essas práticas permeiam as aulas no ensino médio… mas com as crianças de seis, sete anos? o que fazer? como fazer?
“Em qualquer série, como na vida, produzir um texto é resolver um problema”, ensina Telma Ferraz Leal.
Ao ler essa postagem no blog da Profe Suely (Ufa! Bloguei) imediatamente nos pegamos revendo as formas de ensinar, mas revendo sobretudo o que podemos melhorar em nossa prática.
Tais indagações me levaram a refletir sobre o trabalho de produção escrita que estou realizando com meus alunos de 3ª e 4ª séries, o Caderno de Registros. O objetivo do trabalho é principalmente despertar o gosto pela escrita. Para tanto os alunos são levados a registrar em um caderninho previamente preparado momentos motivadores da sala de aula como, projetos ou situações que fogem da rotina. O que já foi possível perceber é que quanto mais motivador o momento, mais motivados eles estarão na hora de registrar. Sem um bom motivo, dificilmente eles registram com prazer, aí a atividade se torna totalmente mecânica. Um bom exemplo foi a semana dedicada às mães, os alunos estiveram envolvidos em todos os momentos, ajudando desde a tomada de decisões até o momento final que, culminou com a contação e dramatização da história "O Grande Rabanete" da Tatiana Belink, e entrega das lembranças. Na hora de registrar todos os acontecimentos e ler os registros estavam todos super motivados.
Nesse momento, estou procurando focar mais em despertar o gosto pela escrita, ainda não estou me voltando muito para correção das produções, mesmo quando chamo a atenção para as regras apreendidas, dou um toque nas questões de repetição de palavras, ou dou dicas para tornar o texto mais coerente e coeso, não deixo que tudo isto se torne mais importante do que o registro em si.
"(...) o ato de ensinar exige certos cuidados sem os quais não se atinge o objetivo maior do ensino, que é a aprendizagem." ( Profa. Dra. Silvia Pereira. Leia o artigo As habilidades de ensino no blog Caldeirão de ideias do prof. Robson Freire).
E nessa luta permanece sempre a insatisfação e a dúvida: Poderei fazer melhor? Como?
"SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE, QUE ME INQUIETA, QUE ME INSERE NA BUSCA, NÃO APRENDO NEM ENSINO." (Paulo Freire)
13 de mai. de 2009
Como “corrigir” os textos das crianças?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Oi, tem um selinho no meu blog pra vc!
Oi, Lenira e meninas!
Nunca trabalhei com as séries iniciais... e agora, estou dando aulas para o curso normal em nível médio: um grande desafio! uma grande responsabilidade!
Tenho estudado bastante... e os temas são apaixonantes...
O engraçado é que muitas convicções minhas como a de que escrever é reescrever e reescrever (um texto sempre pode ser melhorado!!) sofreram um abalo: será que com as crianças o processo é o mesmo???
Pelo que tenho lido acho que sim... mas devemos ter o cuidado para que esse processo de reescrita não se torne uma chatice...
O Caderno de Registros que propões é uma alternativa muito legal!!!
Concordo que a reescrita não é apenas para melhorar a grafia, mas, principalmente, para dizer de forma mais clara - coesa e coerente - o que se quer dizer!
Sempre acompanho o Alfabetização em foco; agora, com mais um interesse: aprender mais e mais com as práticas de vocês!!! Para poder partilhar com @s alun@s do magistério!!!
Abraços!
Oi minhas lindas, que saudade!
Tem um selinho doce pra vocês lá no meu cantinho.
Beijinhos!
OLÁ QUERIDAS EU SOU ESTAGIÁRIA E ESTOU A 4 MESES COM UMA TURMA DE 3º ANO, MEUS ALUNOS SÃO BASTANTE "ATRASADOS" PRA SÉRIE EM QUE ESTÃO... EU ENCONTRO BASTANTE DIFICULDADE DE TRABALHAR COM ELES PRINCIPALMENTE NO Q DIZ RESPEITO A LEITURA, QUERIA UMA DICA DE COMO DESPERTAR NELES A VONTADE DE LER POR PRAZER E NÃO POR OBRIGAÇÃO... XERÃO \0/.
Postar um comentário