13 de jun. de 2009

Produção coletiva


Aproveitando o gancho da narrativa produzida após leitura do livro O Grande Rabanete, entre análises e conversas, os alunos sugeriram a produção de um poema. Ótima oportunidade para o primeiro ciclo experienciar a escrita de mais um tipo de texto e vivenciar os diferentes gêneros.

A conversa girou em torno dos sentimentos e sensações que a leitura do livro despertou em cada um. Fizemos uma lista de palavras: amor - união - força - coração
E listamos ainda outras palavras significativas como, cenoura - meninas - menino - grande - gigantesca - arrancar - semente - fazer...

Levamos três dias pra deixar o poema no ponto que está. A turma toda aprovou e gostou muito da escrita finalizada mesmo assim ainda estamos trabalhando pra ver se outras modificações podem ser feitas e também para nos acostumarmos com a leitura, buscando a entonação de acordo com o gosto de todos.

Tivemos que parar várias vezes e ler diversos poemas, dentre eles o livro "Verdes Versos", de Dionísio Jacob; "Cada sapo com seu papo - Cada princesa com sua sutileza", ficarei devendo o nome do(a) autor(a)e também um livro de poesias que os alunos gostam muito de ler que foi produzido pelos alunos da Apae da nossa cidade.

Assim nasce um poema

"A Cenoura Gigantesca".

Uma semente
que se tornou
cenoura
grande
gigantesca
Não teve pra loura
nem pra morena
fizeram força
não arrancaram
Puxa que puxa
e... nada
O segredo?
estava no coração
não bastava força
só união.

(Produção coletiva dos alunos da 1ª, 3ª e 4ª séries da EEUEF KM 20 do Mutum.)






Ainda pegando o gancho do livro, aproveitei para trabalhar com os alunos do segundo ciclo o gênero resenhas. Apresentei algumas resenhas de livros infantis publicadas na revista Nova escola. Os alunos leram, comentaram, pesquisaram outras fontes e num outro momento começarão a preparar suas próprias resenhas. Cada um já escolheu um livro para produzir sua resenha.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Essa é minha primeira visita a esse blog. Gostei muito porque o tema alfabetização muito me fascina. Voltarei outras vezes. Gostei muito do trabalho realizado. Trabalho muito com literatura em sala, produções coletivas e individuais e o meu objetivo de final de ano é editar um livro da turma como fiz no ano de 2006 e 2007. Espero uma visita. Abraço, Joyce.

Marceleza disse...

Olá meninas, fico muito feliz com as palavras doces que escreveram para mim em meu blog!
Também adorei o de vc's! E muito legal vou chegar aqui e dar d cara com o Grande Rabanete... belo livro que já utilizei muito em sala de aula, até plantamos o rabanete, uma experiência bacana que provavelmente postarei em meu blog!
Sucesso para todas nós!
Abraços!
Marceleza

Unknown disse...

Oi, gurias!

Lindo esse trabalho de produção!!!
Essa coisa de escrever, revisar, escrever é fundamental na formação de produtores de texto!

Meu filho de dez anos, na quarta série, também faz poemas e resenhas...

A professora faz circular entre eles textos de diferentes gêneros (ela põe num saquinho para conservá-los melhor). Em casa, leem e escrevem a resenha. Muito fofo!

O Tomás tem uma marca de autoria muito interessante - o humor e a influência das HQ. Então, os textos dele são cheios de graça, de sinais de pontuação, de onomatopéias...(momento mãe coruja! rsrsrs)

Abraços!

Joyce Pianchão disse...

Olá, essa é a minha segunda visita para dizer que sou seguidora desse blog e agradecer pela visita ao meu. Espero trocarmos boas experiências. Abraço, Joyce.

Viviane Patrice disse...

Olá amiga blogueira! Achei ótima tua matéria, ainda mais agora no recomeço das aulas! Parabéns!
Te convido a visitar os meus blogs e presenteio-a com meus awards....
http://vivianepatrice.blogspot.com VIVER E EDUCAR COM ARTE e o outro

http://vivikabert.blogspot.com - BLOG DA VIVI PATRICE

bjs