15 de jul de 2009

Considerações sobre o Caderno de Registros


O Caderno de Registros, já mencionado aqui em algumas postagens, é um trabalho de produção da escrita. É uma espécie de diário de bordo, onde os alunos registram momentos importantes da vida escolar e familiar.

Os registros vão sendo feitos sempre que os alunos acham oportuno ou sentem necessidade de escrever sobre algo que eles vivenciaram, como um projeto desenvolvido, um fim de semana divertido, ou uma festa que pra eles foi significativa.

A princípio, o objetivo do trabalho era somente desenvolver nos alunos o hábito da escrita. Não havia preocupação com a correção por acreditar que dessa forma se tornaria mais uma atividade de produção por produção. Sempre pensamos nesse caderno como "diário" dos acontecimentos escolares.

A ressalva aqui é para a relação dos alunos com esse pequeno caderno. Primeiro vale destacar que o hábito de escrever vem se desenvolvendo de forma significativa, os alunos estão gostando de escrever. Nos primeiros dias eles não demonstraram muita disposição, escreviam poucas linhas e só se preocupavam em saber se estava bom. Sem querer, em alguns momentos você acaba tratando essa escrita como se fossem aquelas em que os alunos escrevem para ser corrigido e avaliado, sendo que, na verdade a leitura desses registros pelo professor só deverá ser feita com a permissão dos alunos, isto é, se o aluno sentir necessidade de divulgar o que escreveu.

Mas voltando à relação que vem se estabelecendo entre os alunos e o caderninho, o segundo ponto a destacar é a maneira como eles se auto avaliam quando leem os primeiros registros. Foi muita surpresa a reação de alguns quando perceberam que da forma como escreveram não é possível o entendimento ou diante de algumas irregularidades ortográficas. Como todos gostam de ler em voz alta sempre que registram, demos a ideia de trocarem entre si os cadernos pra ver se um entende a escrita do outro, foi outro momento de avaliação e eles demonstraram muita maturidade para analisar a escrita do colega. Aproveitamos essas horas para trabalhar as dificuldades que cada um vem encontrando e propomos a reescrita de um ou outro registro. Dessa forma vamos percebendo o quanto a competência na língua oral é um recurso importante na aprendizagem da escrita.



14 comentários:

Smartkids disse...

Olá!

Adoramos conhecer o seu blog.
Achamos que ele tem tudo a ver com os princípios da SmartKids, que é ensinar brincando. Falando nisso, você já conhece a SmartKids? Entre no nosso site www.smartkids.com.br e encontre desenhos para colorir, jogos, passatempos e animações para as crianças. Também contamos com a novidade que é o nosso blog, www.smartkidsblog.blogspot.com/, dedicado para os professores.

Adorariamos ter o nosso trabalho divulgado em seu blog através de um dos nossos selos http://www.smartkids.com.br/html/presentes.php

Um grande abraço da equipe SmartKids!

Profe Suely disse...

Oi, Lenira!

Essa ideia do caderno de registros é muito legal!!!
Para mim, que atuo no curso normal, tentando orientar as meninas nas suas práticas, especialmente relacionadas à lingua portuguesa, é muito importante ler relatos como este: é possível, de maneira simples, desenvolver um comportamento de produtor de texto e de leitor desde os anos iniciais!

Parece que estou vendo o envolvimento das crianças na escrita, com objetivos claros, com interlocutores definidos; na leitura, na reescrita...

Abraços!

Sil disse...

Olá, tudo bom??
Vim avisar que tem selinho no meu blog para você de coração.
Uma semana de paz.


Bjinhos da Sil

Joyce Pianchão disse...

Olá, gostei muito da idéia do caderno de registro. Promovo várias atividades para que meus alunos se interessem mais pela leitura e a escrita. Vou incluir o caderno de registro, uma maneira descontraida de escrever, sem cobranças. Parabéns! Abraço, Joyce.

MÃOS CRIAÇÃO disse...

Olá!!!
Retribuindo a visita e ficando encantada com o seu blog!!!
Ganhou mais uma acompanhante!!!
Passe lá no meu blog que tem um selinho para você.
Beijo no coração!!!

Joyce Pianchão disse...

Olá, voltei aqui e coloquei em meu blog o link do caderno de registros.Vou introduzir essa novidade na escola onde trabalho (É claro que vou dar a referência!). Enfim as coisas boas devem ser copiadas não é mesmo? Gostei mesmo! Abraço, Joyce.

Cristina Deutsch disse...

Amei seu blog. Muito bom mesmo,viste o meu e pegue meu selinho de presente.Abs

AMO A EDUCAÇÃO INFANTIL disse...

OLÁ MENINAS, ADOREI O BLOG E VOU COLOCÁ-LO EM MINHA LISTA DE BLOGS. ESPERO A VISITA DE VOCÊS. ABRAÇOS, RENATA CALASANS

Turma4D disse...

Olá, eu tb gosto muito da ideia do caderno de registo. Este ano trabalhei com a minha turma o desenvolvimento da escrita através desta actvidade e os meus alunos ficaram muito mais interessados pela leitura e a escrita. Foi uma maneira diferente e descontraída de escrever, e o facto de não haver cobranças (correcção) os motivou muito mais para a escrita. Os textos de meus alunos melhoraram imenso.
Bjs Teresa
Já sou sua nova seguidora...Visita meu blog se puder.

Profe Suely disse...

Oi, meninas!

Agradeço as palavras de carinho deixadas no Ufa! Me enchem de orgulho e me dão um baita incentivo para continuar ousando, fazendo a diferença, buscando sempre aprender mais e mais, a fim de compartilhar com @s alun@s e com @s colegas!

Hoje segui uma dica de vocês: o site Smartkids! Adorei, vou levá-la para minhas alunas do curso normal!!

Abraços!

Amiga da Educação disse...

oi amiga, tem 2 selinhos para vc no meu blog. beijos.

Amiga da Educação disse...

tem mais um selinho para voces no meu blog. selinho de super blog. um beijo. espero sua visita.

TIA SORA disse...

OI! TUDO BEM COM VCS , GOSTARIA QUE VCS VISITASSEM O MEU BLOG E BUSCASSEM UM MIMO QUE TEM PARA VCS LÁ. COM MUITO CARINHO . BJS!

Joyce Pianchão disse...

Olá, professoras! Já estou iniciando a atividade com o caderno de registros sugerido por vocês. Convido-as para verificarem a postagem que fiz sobre essa atividade em meu blog. Aguardo comentário. Abraço, Joyce.