20 de set. de 2009

Sequência Didádica - 2ª PARTE



2º e 3º momentos da sequência.

4) – Dialogando com outros textos

Observe estas capas e leia o título de cada uma.




5 - Do texto às unidades menores da língua:
Compreendendo a escrita.
- Procure nos títulos dos livros e copie:
• a) A palavra que começa com gu; ____________________________

• b) Dois nomes de animais; ______________________ _______________________

• c) Responda:
•Que semelhanças há entre a capa do gibi “Menino Caranguejo” e os cartazes estudados anteriormente?
_________________________________________________________________________

• d) Leia e cante esta cantiga. Depois pinte a palavra que tem gu toda vez que ela aparecer.


CARANGUEJO NÃO É PEIXE,
CARANGUEJO PEIXE É,
CARANGUEJO SÓ É PEIXE,
NA ENCHENTE DA MARÉ.

PALMA, PALMA, PALMA,
PÉ, PÉ, PÉ,
RODA, RODA, RODA,
CARANGUEJO PEIXE É.


• e) Agora recorte de jornais e revistas palavras que tem gu e cole no espaço abaixo de acordo com o som.

GUARDA enxaguo foguete guloso Guilherme

(as palavras podem ser apresentadas em uma tabela)

• e) Leia em voz alta as palavras que você colou no quadro. Fale para os colegas, o que muda quando o som gu aparece em diferentes situações.

• f) Você irá escrever a nova palavra e comentar as mudanças que ocorreram na pronúncia.

• Um lago pequeno é um _________________________________ .

• Uma formiga pequena é uma ________________________.

• g) Pinte as sílabas que formam os nomes dos desenhos. (organizar as sílabas em tabela)




JO GE CA GUE RAN



TE GE FO GUE



RA GI TAR GUI

6) Complete a cruzadinha:

A gente já viu que a Dengue é uma doença muito séria transmitida por mosquitos. As larvas do mosquito da dengue se desenvolvem em água limpa e parada, portanto, devemos evitar guardar algumas coisas para que não virem criadouro de mosquitos. Abaixo, estão os principais locais onde os mosquitos costumam depositar suas larvas. Descubra quais são eles.





7) Produção Coletiva

- Vamos construir um livrinho coletivo da letra G? No livro vocês deverão registrar todas as descobertas sobre o som da letra g, com a ajuda da professora. Palavras e figuras que tenham os sons do g deverão ser recortadas de jornais e revistas e coladas nas páginas.


Referências:


Álbuns do picasaweb:fonte: http://picasaweb.google.com.br/mirian1018


Gontijo, Cláudia M. Mendes. e Schwartz, Cleonara Maria. 2009. Alfabetização teoria e Prática, Vitória – ES, p 62. Sol Gráfica e Editora.



4 comentários:

Bruna Mariana Vaz disse...

Q bom q gostou do meu post hihihi

Adorei as sequencias didáticas e sejam sempre bem vindas ao meu cantinho

Unknown disse...

Olá! Acessei seu blog por acaso e vi que você se esforça pra manter o site super atualizado, né?

Seguinte, estou divulgando um festival de cinema - o Festival do Minuteen - com filmes de um minuto feitos pela galera de até 14 anos.

Estou entrando em contato com você pra ver se tem interesse em divulgar aos seus alunos e em postar no seu blog divulgando aos professores sobre o concurso para que seus alunos participem.

O site do festival é http://www.tilibra.com.br/minuteen.

Estou à disposição para contato e para envio de texto, imagem e o vídeo do Festival.
Abraço

Iolanda disse...

Gostei muito das atividades e vou desenvolvê-las com os meus alunos. Obrigada pelas dicas. Abraços carinhosos para todas vocês.

Teresa Rodrigues disse...

Adorei as sequências didáticas. São super!Gostava de tb avisar vocês que o blog Turma 4D que seguiam está encerrado. Gostava de convidar vc a conhecer meu novo blog da minha turminha de 5 e 6 anos. Sejam bem vindas ao meu cantinho
Abraços
Teresa