
O pensamento do professor Henrique de Souza, publicado aqui na última postagem Pensamentos de domingo, é analisado pelo professor Dirceu Moreira* da seguinte forma:
"Eis aí a síntese de tudo aquilo que um educador de verdade deve trazer na consciência. Nada do que ele plantar dentro desses princípios será perdido. Essas sementes adubarão o fértil solo da mente e corações de nossas crianças e jovens. A educação semeia hoje o que vamos colher em três etapas, de imediato, a médio e a longo prazo. A paciência e a perseverança serão os elos que unirão para sempre os frutos de sua semeadura. (...) Apesar de tudo o que vem acontecendo, não devemos perder a esperança, porque às vezes é preciso semear hoje para uma colheita no amanhã, mesmo que nesse amanhã não estejamos mais aqui. Professores/educadores digno de tão nobre título, saibam que todos os dias em suas salas de aula vocês semeiam o conhecimento para que amanhã ele seja colhido em forma de saber, por seus alunos que levarão em seus corações para o resto da vida. Neste dia 15 de Outubro encontrem motivos de sobra para celebrar essa profissão-arte, não se ocupem com as críticas porque elas partem daqueles que têm medo do seu brilho, porque vocês incomodam. (...)
(*) O Prof. Dirceu Moreira é autor de vários livros e 2º lugar no prêmio educador do ano 2006.
Escolhemos as palavras do professor Dirceu para a blogagem coletiva proposta pelo Valdeir do blog Ponderantes, principalmente depois de passar pelos blogs que já fizeram seus posts e encontrar marcas das sementes plantadas. A mensagem sintetiza parte do trabalho que todo educador realiza ao longo dessa jornada como profissionais da Educação. Pra ler o artigo na íntegra clique aqui.
