9 de out. de 2009

Dia das Crianças... Dia do Professor...


Sexta-feira abençoada...

De repente somos invadidos por "uma leve sensação de realização, de etapa cumprida e de percalços que dela fazem parte. Os ciclos se repetem e nos cabe vivê-los em sua plenitude, pois sabemos que renovar é preciso". É com essa frase da Rackel do blog verbosubstantivo, que abrimos esse post de véspera de fim de semana prolongado.

A expressão "renovar é preciso" ilustra bem essa postagem, que antecede duas importantes datas: o Dia das Crianças e o Dia do Professor. Importante para a maioria dos alunos que esperam ansiosos o dia das crianças. Mas, não mais importante para eles, do que planejar mil e uma surpresas para comemorar o dia do professor. A gente até desconfia das armações, mas sem deixar que eles percebam. Os mais novos, por não terem ainda adquirido a manha de enganar, cochicham, nos olham desconfiados achando que não estamos entendendo nada e até riem da nossa cara, ansiosos.

Às vezes, a ansiedade é tamanha que alguns não aguentam esperar e vem te contar em segredo o que estão preparando, mas contando que você guarde bem o segredo e não o revele a ninguém, principalmente aos colegas. Nesse momento o nosso sentido nos alerta de que precisamos trabalhar certos valores com essa pessoinha que, sem pensar, está sendo desleal com os colegas. Mas isso pode aguardar, não dá pra quebrar o clima agora. Mesmo que tal atitude continue nos incomodando, não dá pra decepcionar a turma que anda tão envolvida com os preparativos e, também, é preciso pensar bem na abordagem que deverá ser realizada com essa criança que quebrou o código estabelecido entre o grupo. Isso é tema para mais de uma aula, portanto deve ser bem planejado.

E, é assim nesse clima que encerramos mais uma semana abençoada de aprendências. Agora é descansar e nos preparar para as emoções que estão por vir.


Nenhum comentário: