31 de jul de 2009

Exemplo de Garra e Determinação



"Quando a primeira lágrima caiu, as arquibancadas explodiram em aplausos para o maior nadador brasileiro de todos os tempos."

- É sensacional. São dois anos na minha carreira para entrar para a história. Cresci assistindo ao Gustavo Borges nadando essa prova, não tem nada igual. É um sonho sendo realizado. Estou doendo muito agora, minha perna dói, está difícil até de pensar. Valeu a pena. Deu certo de novo. Agora é comemorar com a maior alegria que eu poderia ter - afirmou Cielo, com a fala ofegante e o sorriso aberto.



- Não tem nada melhor do que conquistar esse ouro para o Brasil. É um sonho sendo realizado. É difícil até pensar. Nunca senti tanta dor assim depois de uma prova, mas valeu a pena. É emocionante subir no pódio e receber a medalha para o Brasil em primeiro - disse Cesar Cielo, em entrevista ao SporTV.


15 de jul de 2009

Considerações sobre o Caderno de Registros


O Caderno de Registros, já mencionado aqui em algumas postagens, é um trabalho de produção da escrita. É uma espécie de diário de bordo, onde os alunos registram momentos importantes da vida escolar e familiar.

Os registros vão sendo feitos sempre que os alunos acham oportuno ou sentem necessidade de escrever sobre algo que eles vivenciaram, como um projeto desenvolvido, um fim de semana divertido, ou uma festa que pra eles foi significativa.

A princípio, o objetivo do trabalho era somente desenvolver nos alunos o hábito da escrita. Não havia preocupação com a correção por acreditar que dessa forma se tornaria mais uma atividade de produção por produção. Sempre pensamos nesse caderno como "diário" dos acontecimentos escolares.

A ressalva aqui é para a relação dos alunos com esse pequeno caderno. Primeiro vale destacar que o hábito de escrever vem se desenvolvendo de forma significativa, os alunos estão gostando de escrever. Nos primeiros dias eles não demonstraram muita disposição, escreviam poucas linhas e só se preocupavam em saber se estava bom. Sem querer, em alguns momentos você acaba tratando essa escrita como se fossem aquelas em que os alunos escrevem para ser corrigido e avaliado, sendo que, na verdade a leitura desses registros pelo professor só deverá ser feita com a permissão dos alunos, isto é, se o aluno sentir necessidade de divulgar o que escreveu.

Mas voltando à relação que vem se estabelecendo entre os alunos e o caderninho, o segundo ponto a destacar é a maneira como eles se auto avaliam quando leem os primeiros registros. Foi muita surpresa a reação de alguns quando perceberam que da forma como escreveram não é possível o entendimento ou diante de algumas irregularidades ortográficas. Como todos gostam de ler em voz alta sempre que registram, demos a ideia de trocarem entre si os cadernos pra ver se um entende a escrita do outro, foi outro momento de avaliação e eles demonstraram muita maturidade para analisar a escrita do colega. Aproveitamos essas horas para trabalhar as dificuldades que cada um vem encontrando e propomos a reescrita de um ou outro registro. Dessa forma vamos percebendo o quanto a competência na língua oral é um recurso importante na aprendizagem da escrita.



5 de jul de 2009

Clima de Festa



Aproveitamos o clima de festa para agradecer a parceria dos seguidores deste blog e, nos desculparmos com os parceiros que nos prestigiam com selinhos significativos que às vezes ficam sem as merecidas postagens por total falta de tempo. Mais que tudo, o bacana é perceber o quanto um blog se torna um espaço de aprendizagem onde abrimos as portas às amizades e viagens para outros espaços surpreendentes e de qualidade ímpar. Mantemos aqui links com blogs incríveis de várias partes do nosso país e também de Portugal e é assim que pretendemos caminhar, cada vez mais tecendo redes de aprendizagem e afeto.

É muito engraçado lembrar do nosso medo nas primeiras postagens quando iniciávamos o contato com toda essa tecnologia. Tudo começou na Escola Estadual Brasil. De lá até aqui avançamos muito. Um ano dividindo opiniões! Motivos para comemorar realmente não faltam, os amigos, as conquistas, as aprendizagens, essa terapia de renovação de saberes, opiniões e perspectivas. O retorno recebido em cada postagem nos instiga e desafia a continuar confiantes nessa transformação do cotidiano em palavras que eternizam os momentos vividos. O melhor presente para um blogueiro é começar a nova etapa com comentários, sugestões de conteúdo, críticas, elogios, carinho.Ousamos até uma mudança na roupagem do blog para comemorarmos juntos esse momento.


Um ano de muita interação



Este mês é de muita comemoração para a equipe blogueira do Alfabetização em Foco. No dia 9 de julho estaremos completando um ano de postagens e muita interação por aqui. Nos sentimos um tanto orgulhosas por podermos comemorar este momento partilhando com todos os amigos que passam para ler, conhecer, visitar e, enriquecer ainda mais está página deixando seus comentários. São preciosos os amigos que fizemos nessa rede ao longo desse ano. Daqui até o dia 9 estaremos dividindo com vocês essa nossa alegria.