16 de out de 2009

Dia 15 de Outubro dia do Professor - Todos os dias



O pensamento do professor Henrique de Souza, publicado aqui na última postagem Pensamentos de domingo, é analisado pelo professor Dirceu Moreira* da seguinte forma:

"Eis aí a síntese de tudo aquilo que um educador de verdade deve trazer na consciência. Nada do que ele plantar dentro desses princípios será perdido. Essas sementes adubarão o fértil solo da mente e corações de nossas crianças e jovens. A educação semeia hoje o que vamos colher em três etapas, de imediato, a médio e a longo prazo. A paciência e a perseverança serão os elos que unirão para sempre os frutos de sua semeadura. (...) Apesar de tudo o que vem acontecendo, não devemos perder a esperança, porque às vezes é preciso semear hoje para uma colheita no amanhã, mesmo que nesse amanhã não estejamos mais aqui. Professores/educadores digno de tão nobre título, saibam que todos os dias em suas salas de aula vocês semeiam o conhecimento para que amanhã ele seja colhido em forma de saber, por seus alunos que levarão em seus corações para o resto da vida. Neste dia 15 de Outubro encontrem motivos de sobra para celebrar essa profissão-arte, não se ocupem com as críticas porque elas partem daqueles que têm medo do seu brilho, porque vocês incomodam. (...)

(*) O Prof. Dirceu Moreira é autor de vários livros e 2º lugar no prêmio educador do ano 2006.

Escolhemos as palavras do professor Dirceu para a blogagem coletiva proposta pelo Valdeir do blog Ponderantes, principalmente depois de passar pelos blogs que já fizeram seus posts e encontrar marcas das sementes plantadas. A mensagem sintetiza parte do trabalho que todo educador realiza ao longo dessa jornada como profissionais da Educação. Pra ler o artigo na íntegra clique aqui.

11 de out de 2009

Pensamento de domingo


"Plante sementes de bondade e de amor, mas não se preocupe com os seus resultados futuros. Ajude e passe adiante.
Lance sementes ao solo, e deixe que cresçam e frutifiquem. Aguarde um tempo... mas, por enquanto, plante as sementes da bondade e do amor, por onde quer que você passe".


(Henrique José Souza, professor, filósofo, educador, escritor - 1883/1963)

10 de out de 2009

Pensando a psicogênese da língua escrita

Lendo o artigo "O posicionamento teórico do alfabetizador e... suas consequências" da Prof Ms. Joana Maria Rodrigues Di Santo, tomamos como base o parágrafo abaixo para tecer algumas reflexões sobre a prática.
"Considera-se a alfabetização uma parte constituinte da prática da leitura e da escrita, onde, na interação com os textos, a criança constrói o seu conhecimento, as hipóteses a respeito da escrita e, dessa forma, progressivamente aprende a ler e a escrever
, compreendendo as relações que existem entre fonemas e grafemas, codificando e decodificando, pois a alfabetização acontece como resultado da reflexão sobre as características e regularidades da escrita, sendo a palavra um meio para isso."

Trataremos especialmente da justificativa de um dos nossos alunos para demostrar o seu entendimento sobre a regra do "m" antes do "p" e "b". Na realidade o objetivo da aula, que teve duração de alguns dias, era trabalhar os sons da letra "s" (letras que representam sons idênticos em contextos idênticos). Realizamos algumas intervenções referentes a letra "s" no contexto intervocálico diante de a, o, u e intervocálico diante de e, i, nesse caso, as letras ss, ç, c.

No momento da correção de um ditado de texto escrito em versos cuja estrofe era: "a moça bonita/de laço de fita/ri do palhaço/que balança a pança", a professora constatou que um dos alunos havia escrito a palavra balança com "m" no lugar de "n". Como já tinha sido trabalhado a nasalização e, consequentemente, essa abordagem da regra do m diante de p e b, ao questionar o aluno sobre a confusão na escrita ouviu uma surprendente resposta. O aluno foi categoricamente seguro ao dizer que escreveu corretamente a palavra e quando a professora fez referência à regra ele apontou para o "p" da palavra pança, que aparece na frase depois da palavra balança. A reposta desse aluno serve pra gente refletir especialmente sobre formas de interpretação. Estamos levantando as nossas hipóteses a respeito dessa resposta. Chamou a atenção de todos nós, não só a liberdade de expressão da criança, mas a peculiaridade da interpretação pra uma regra que, há anos trabalhamos sem jamais imaginar nos deparararmos com uma explicação como esta. Lembrando, também que outras crianças podem estar interpretando da mesma forma que esse aluno. Agora já estamos frisando bem que a regra diz respeito à palavra.


9 de out de 2009

Dia das Crianças... Dia do Professor...


Sexta-feira abençoada...

De repente somos invadidos por "uma leve sensação de realização, de etapa cumprida e de percalços que dela fazem parte. Os ciclos se repetem e nos cabe vivê-los em sua plenitude, pois sabemos que renovar é preciso". É com essa frase da Rackel do blog verbosubstantivo, que abrimos esse post de véspera de fim de semana prolongado.

A expressão "renovar é preciso" ilustra bem essa postagem, que antecede duas importantes datas: o Dia das Crianças e o Dia do Professor. Importante para a maioria dos alunos que esperam ansiosos o dia das crianças. Mas, não mais importante para eles, do que planejar mil e uma surpresas para comemorar o dia do professor. A gente até desconfia das armações, mas sem deixar que eles percebam. Os mais novos, por não terem ainda adquirido a manha de enganar, cochicham, nos olham desconfiados achando que não estamos entendendo nada e até riem da nossa cara, ansiosos.

Às vezes, a ansiedade é tamanha que alguns não aguentam esperar e vem te contar em segredo o que estão preparando, mas contando que você guarde bem o segredo e não o revele a ninguém, principalmente aos colegas. Nesse momento o nosso sentido nos alerta de que precisamos trabalhar certos valores com essa pessoinha que, sem pensar, está sendo desleal com os colegas. Mas isso pode aguardar, não dá pra quebrar o clima agora. Mesmo que tal atitude continue nos incomodando, não dá pra decepcionar a turma que anda tão envolvida com os preparativos e, também, é preciso pensar bem na abordagem que deverá ser realizada com essa criança que quebrou o código estabelecido entre o grupo. Isso é tema para mais de uma aula, portanto deve ser bem planejado.

E, é assim nesse clima que encerramos mais uma semana abençoada de aprendências. Agora é descansar e nos preparar para as emoções que estão por vir.


2 de out de 2009


Parabéns, Brasil!!!

Todas as esperanças depositadas na educação, na cultura e no esporte.

Comemora, Brasil!!!

1 de out de 2009

Blogagem Coletiva



Blogagem Coletiva: Professores do Brasil

O Valdeir do Blog Ponderantes estará promovendo no dia 15/10/2009 a blogagem coletiva: Professores do Brasil.

Para participar é muito fácil:
No dia 15/10 você deverá fazer um post com o tema: Professores do Brasil, que pode ser um texto crítico, protesto, homenagem, um relato sobre um professor que marcou sua vida, uma imagem, vídeo ou como complementa Valdeir "o que sua criatividade desejar".
Acesse agora o Blog dele
Aqui, saiba mais informações e faça sua inscrição