Brincando de escrever como os povos sumérios
Colocando a mão na massa.
Após assistir ao DVD, ou relatar a história do povo sumério, ampliar a reflexão sobre a construção dos sistemas de escrita. Explicar que podemos dizer que o povo sumério, que viveu na região chamada Mesopotâmia, foi o inventor da escrita. Ao assistir o filme os alunos perceberão que eles não escreviam e liam como nós fazemos hoje. Seus cadernos e livros eram a argila e o lápis usado era uma espécie de estilete feito de galho de uma planta. O povo sumério necessitava da escrita. Eles aprenderam a plantar e, por isso, após a colheita, eles precisavam saber quanto trigo guardaram para ser distribuído entre o povo. O que fazer para não esquecer? Eles ascreviam em argila úmida.
Os alunos experimentaram as dificuldades de registrar a escrita utilizando o estilete e a tabuinha (feita com massa de modelar).
As imagens trabalhadas nesse projeto foram para o mural e nos cadernos dos alunos com os registros de seus significados.
Os próximos passos serão: - inventar símbolos para escrever seus nomes e outras palavras; - Leitura de textos enigmáticos; - Leitura de símbolos que circulam socialmente(escrita pictográfica e ideográfica).
"SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE, QUE ME INQUIETA, QUE ME INSERE NA BUSCA, NÃO APRENDO NEM ENSINO." (Paulo Freire)
23 de abr. de 2009
Sistemas de Escrita III
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Obrigado pela visita e comentário. Fico contente que tenham gostado da postagem feita sob efeito do Campari (rss...). Antigamente, acho que n'O Pasquim, havia um slogan que dizia: Cuba na cuca desinibe você. Será que o Campari tb? Bem, pelo sim pelo não, já estou com minha dose aqui do lado. KKKKkkkkk!... Mas não espere uma bela postagem hoje, dia do Chorinho (aniversario do Pixinguinha).
Postar um comentário