23 de abr. de 2009

Sistemas de Escrita III

Brincando de escrever como os povos sumérios

Colocando a mão na massa.



Após assistir ao DVD, ou relatar a história do povo sumério, ampliar a reflexão sobre a construção dos sistemas de escrita. Explicar que podemos dizer que o povo sumério, que viveu na região chamada Mesopotâmia, foi o inventor da escrita. Ao assistir o filme os alunos perceberão que eles não escreviam e liam como nós fazemos hoje. Seus cadernos e livros eram a argila e o lápis usado era uma espécie de estilete feito de galho de uma planta. O povo sumério necessitava da escrita. Eles aprenderam a plantar e, por isso, após a colheita, eles precisavam saber quanto trigo guardaram para ser distribuído entre o povo. O que fazer para não esquecer? Eles ascreviam em argila úmida.



Os alunos experimentaram as dificuldades de registrar a escrita utilizando o estilete e a tabuinha (feita com massa de modelar).

As imagens trabalhadas nesse projeto foram para o mural e nos cadernos dos alunos com os registros de seus significados.



Os próximos passos serão: - inventar símbolos para escrever seus nomes e outras palavras; - Leitura de textos enigmáticos; - Leitura de símbolos que circulam socialmente(escrita pictográfica e ideográfica).




Um comentário:

esteblogminharua disse...

Obrigado pela visita e comentário. Fico contente que tenham gostado da postagem feita sob efeito do Campari (rss...). Antigamente, acho que n'O Pasquim, havia um slogan que dizia: Cuba na cuca desinibe você. Será que o Campari tb? Bem, pelo sim pelo não, já estou com minha dose aqui do lado. KKKKkkkkk!... Mas não espere uma bela postagem hoje, dia do Chorinho (aniversario do Pixinguinha).