30 de ago de 2008

A HISTÓRIA DA DONA BARATINHA




JUSTIFICATIVA


O sucesso na alfabetização e no letramento depende da criação de um “Ambiente Alfabetizador”, produzindo estímulos que provoquem nos alunos atos de leitura e de escrita, permitindo-lhes compreender o funcionamento da língua escrita e a apropriação de seu uso social.
Nesse contexto, histórias como a da “Dona Baratinha”, aparecem como um excelente recurso pedagógico, tornando o processo ensino-aprendizagem mais prazeroso e motivador.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar a criança, através da leitura de histórias, o seu envolvimento com o enredo e personagens, estabelecendo uma relação com os textos, predispondo-se à alfabetização e ao letramento.


DESENVOLVIMENTO

Para criar um clima de suspense, no dia anterior ao início do projeto, apresentei aos alunos um cartaz com os seguintes dizeres: "QUEM SERÁ QUE VAI CHEGAR AMANHÃ?" Enfeitei o cartaz com as personagens que aparecem na história.Ficaram muito curiosos, mas não mataram a charada.



No outro dia estavam todos ainda mais curiosos. As hipóteses eram as mais variadas. Passei então a dar dicas... "O cartaz refere-se a uma história infantil", "É a história de um animalzinho bem pequeno"...entre outras.

Assim que adivinharam de que história se tratava, conversamos sobre o começo da história. Pedi para escreverem esse começo de acordo com a suas hipóteses, sem se preocupar com a escrita, da maneira que conseguissem. O importante nesse momento seria vê-los produzindo seus próprios textos de maneira significativa.



Está sendo muito interessante a realização desse trabalho, que teve início na primeira semana de agosto e, que ainda se estende. Estamos entrando na parte final, quando a Dona Baratinha escolhe o rato como noivo. E a cada nova parte, o processo segue o mesmo até o momento: levantamento de hipóteses, escrita, leitura individual,leitura do texto original (conhecer as idéias das autoras), cópia do texto original, verificação da escrita, ilustração e outras atividades que envolvam Ciências (dei continuidade ao trabalho com Animais), Geografia (ampliando o trabalho sobre moradias), Matemática...Tudo sempre respeitando o nível de aprendizagem de cada criança num trabalho, às vezes individual, ora em duplas, ora em grupos. Todos estão bem envolvidos nesse projeto.

Em breve estaremos postando mais novidades. Este projeto vem sendo realizado pelas duas primeiras séries, sendo os trabalhos postados aqui da sala da professora Lenira, 1ª série B.





As gravuras foram retiradas do blog Casa da Infância e do Picasa da Vanessa.

2 comentários:

Educadoras em Ação disse...

Olá boas noites Meninas... Ficou mt lindo as fotos com os baixinhos. Bjs. Mariza Stein

Anônimo disse...

O trabalho é fantastico e os frutos com certeza devem ter sido brilhantes. Valeu, parabens!!
è uma ótima sugestão para os meus baixinhos do segundo ano! Grata Sandra Maia (UruguaianaRS)