"SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE, QUE ME INQUIETA, QUE ME INSERE NA BUSCA, NÃO APRENDO NEM ENSINO." (Paulo Freire)
17 de ago. de 2008
REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA
Leitura e escrita contribuições da Neurociências
Da maneira como o cérebro funciona é preciso que se escreva.Escrever significa, realmente, fazer frase, texto, com síntaxe, da própria mão. Muito do trabalho que a gente tem visto em alfabetização é feito com substantivo. É muita lista de palavras, cruzadinhas, carimbo... Enfim, são atividades com substantivo.
O que as Neurociências nos ensinam sobre isto? Primeiro, uma coisa fundamental: que o cérebro funciona por classes gramaticais. Nós temos áreas especializadas para processar substantivos, nós temos áreas especializadas para o processamento de verbos, nós temos áreas de sintaxe e semântica, e que para escrever uma sentença simples eu preciso mobilizar substantivo, verbo, sintaxe e semântica. O que acontece quando você trabalha só com substantivos? Você desenvolve, muito, as áreas de substantivo. Por isso, que nós temos muitos alunos que dão conta de escrever palavra, fazer lista, mas quando a professora pede para fazer um texto ele não consegue. Por quê? Porque não tem domínio da sintaxe.
Elvira Souza Lima ( APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA)
.....................................................................................
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário