9 de ago. de 2008

Falando de Leitura e Escrita


Muito interessante o artigo da Elvira Souza Lima sobre leitura e escrita na alfabetização. Ela inicia o artigo falando da educação brasileira no momento atual e, também sobre a necessidade de mudanças na forma de ensinar "porém isto não significa que precisemos inventar uma pedagogia absolutamente nova".
Elvira destaca ainda, a importância da socialização do conhecimento pedagógico "infelizmente nesse país nada é socializado, mesmo dentro do estado as pessoas não ficam sabendo o que está sendo feito, as redes municipais trabalham isoladas umas das outras."
Para a autora é fundamental que os educadores saibam mais sobre o funcionamento da memória, por isso, faz uma abordagem a respeito das contribuições da neurociência no conhecimento pedagógico e clama por mudanças na formação continuada dos professores "eu acho que se tivéssemos um curso no currículo para todo educador sobre memória, outro sobre função simbólica, outro sobre imaginação, os professores ficariam com mais instrumentos para lidar com esse ser humano que chega à sala de aula..."

Tivemos a oportunidade de ler e refletir sobre o texto da Elvira na jornada pedagógica realizada pela secretaria de educação o nosso estado no finalzinho de julho.

Um comentário:

Tia Rose® disse...

Parabéns pelo espaço epelas tarefas executadas. Deus continue te abençoando e te capacitando com esse dom maravilhoso. Vou te pedir pra alterar em seus favoritos o nome do blog. Vc colocou o antigo e eu não psoto mais nada lá. O novo tem o numero 1.http://ensinandoeaprendendocomatiarose1.blogspot.com/
Beijos dcoinhos e boa semana