12 de ago. de 2008

PREFERÊNCIAS





Embasadas em idéias de professoras alfabetizadoras que encontramos nos blogs que visitamos e nos tantos encontros que participamos, criamos o projeto "CADERNO DAS PREFERÊNCIAS".
Trata-se de um caderno previamente preparado e, diga-se de passagem, com muito cuidado e esmero,em que o aluno é colocado em situações reais de leitura e escrita.
A primeira mensagem do caderno é destinada aos pais motivando-os a acompanhar as atividades do seu filho.Daí para a frente, a criança é levada a responder perguntinhas sobre suas preferências, que ora são contextualizadas com um texto, ora são perguntinhas criativas sobre questões cotidianas.Os textos devem ser selecionados
com bastante cuidado e devem ser atraentes para a leitura.O caderno contém ainda espaços para cada um deixar escrito uma receitinha e também um poema e uma mensagem, sempre relacionados às preferências do aluno.Em geral o aluno fica de três a quatro dias para executar todo o trabalho. Criamos também uma maneira interessante para o caderno ser levado para casa, o que dá um ar ainda mais solene para a atividade que teve até lançamento, foi um momento especial para decidir quem seria o primeiro a levar para casa. Haverá também um dia especial para o fim da atividade. Além das classes de alfabetizaçao, as demais séries também estão realizando este trabalho, sendo que cada um vai fazendo as adaptações que deseja. Até o momento o resultado tem sido muito positivo.
As fotos foram tiradas por nós, que mesmo sem muita prática nos arriscamos e vamos postá-las apenas para que se tenha uma idéia de como estamos fazendo.

Lembrando que trata-se do piloto do projeto.



2 comentários:

Anônimo disse...

OLÁ GOSTEI DA SUA IDÉIA SOBRE FAZER LIVROS, CADERNOS DE PREFERÊNCIAS, TEXTOS (FABULAS)PRODUZIDOS PELOS ALUNOS DA PROFESSORA CLAUDIANE, TEXTOS DOS ALUNOS DA PROFª LENIRA...TODOS SÃO ÓTIMOS,GOSTARIA DE REALIZAR ESSES TIPOS DE PRODUÇÕES COM MEUS ALUNOS.SE POSSÍVEL, PODERIA MANDAR POR EMAIL, COMO FOI REALIZADO,QUAIS TEXTOS, LIVROS USARAM, PRA QUE EU TENHA MATERIAL E CONSIGA REALIZAR EM MINHA SALA, OBRIGADA PELA ATENÇÃO.
UM ABRAÇO,
VANESSA

MEU EMAIL:
vam_domingues@ig.com.br
vam_domingues@hotmail.com


parabénsssss pelo seu trabalho e das demais professoras,vcs estão de parabéns mesmo....bjs
:)

Unknown disse...

ola meninas. tenho xeretado frequentemente o blog de vcs, pois as atividades postadas são muito interessantes. Sou coordenadora do laboratório de Informática de uma escola estadual do RS e minhas crianças, na maioria, vem da periferia, certo que as dificuldades de aprendizagem são enormes. Para tanto, pesquiso atividades variadas para os professores das séries iniciais terem material para seu trabalho, sem que a insistencia na alfabetização,se torne chato para os alunos. o blog de voces é maravilhoso, e recorro sempre a ele quando as meninas me pedem socorro. obrigado.